webinar jorge leal

jorge leal

15.04.2021
18:00 - 19:30


Para se inscrever, clique no botão abaixo ou envie-nos um e-mail para supersonic@atelierconcorde.org com o assunto ‘inscrição no webinar: Jorge Leal’.

A Experiência da Residência Artística

A partir da minha experiência pessoal, como artista visual frequentador de residências artísticas e da minha investigação sobre a história, tipologias e práticas dessas instituições, irei explorar o conceito de Residência Artística a partir da dicotomia entre um projeto desenvolvido a partir do lugar (assente na recolha da sua informação visual, material e documental) e um projeto preexistente deslocado para um lugar e aí executado. 

Será abordada a ideia de open-endedness para pensar sobre a possibilidade de não conclusão do projeto durante a residência. Este ponto é particularmente importante na avaliação da utilidade do tempo em residência, na relevância do caráter exploratório e inacabado do trabalho produzido por permitir a possibilidade de desenvolvimentos futuros. 

A partir das tipologias de residências artísticas (históricas, institucionais e informais), irei contrastar o modo como os artistas se relacionaram e relacionam com esses modelos e de que modo um projeto de residência artística autogerido pode encontrar utilidade fora das ofertas propostas pelo ecossistema das artes.

Pretende-se que os participantes possam: 

– Conhecer as tipologias de residências artísticas e o seu contexto histórico; 

– Perceber a residência artística como um momento de relação íntima com um lugar; 

– Refletir sobre o processo de trabalho realizado numa residência artística; 

– Entender a experiência de trabalho num contexto não familiar;  

– Compreender o período de residência artística como um período laboratorial; 

– Clarificar as estratégias possíveis para que a residência produza resultados;

– Ter ferramentas para avaliar a mais-valia de realizar uma residência artística;

– Saber pensar um projeto de residência artística como uma reação a um lugar específico.

Limitação de 30 participantes. 
Nota: Este webinar será leccionado em português.

Jorge Leal nasceu em Lisboa em 1975, onde vive e trabalha. Licenciou-se em Arquitetura na Universidade de Coimbra em 2000. Entre 2002 e 2004 realizou estudos de pintura e desenho no Ar.Co. em Lisboa. Em 2017 concluiu o doutoramento em desenho com o título “Da Presença do Desenho na Pintura: A Linha Transformadora” na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 

Encontra-se a desenvolver na mesma faculdade um pós-doutoramento em desenho com o tema “A Presença da Tinta da China e do Pincel Sino-Japonês no Desenho: Europa na Transição entre os Séculos XIX e XX”. Expõe regularmente desde 2005 em instituições e espaços privados. Está representado na coleção do MAAT, Fernando Figueiredo Ribeiro e coleções privadas (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha). Desde 2012, o seu trabalho está centrado na investigação prática e teórica sobre desenho, onde procura interrogar os seus elementos constituintes, assim como a integração da escrita no desenho. 

Desenvolve regularmente trabalho em contexto de residência artística onde procura desafiar-se em novos contextos físicos e culturais. O uso do diário gráfico é central na sua prática artística, facto comprovado pelos mais de 180 cadernos existentes no seu ateliê que regularmente são integrados nas exposições em que participa.

Website: jorge leal