Residencia 1 Andrés Jurado

RESIDÊNCIA ONLINE

andrés jurado

14.12.2020 a 28.12.2020
Super AmaZonic

Um TakeOver cinematográfico sobre o rumor do cortador-de-cabeças na Floresta da Amazónia.

Em 2005, a Associação de Conselhos Indígena do Trapézio da Amazónia enviou uma carta ao presidente da Colômbia pedindo que investigasse acontecimentos de natureza estranha que estavam a ocorrer no seu território. Dizia a carta “há já aproximadamente 3 anos que pescadores da região da Amazónia têm sido perseguidos por uma estranha figura, a população deu-lhe o nome de cortador-de-cabeças”. 

Este TakeOver irá expor situações de impacto ambiental causadas pelo extrativismo estrangeiro, fumigações e turismo na Amazónia, expressadas através do rumor do cortador-de-cabeças, uma figura que traz à lembrança o excesso de tecnologia e que, ao mesmo tempo, narra como os Uitoto lidam de forma criativa, mudando até a sua perceção, com diversas influências externas à sua casa e ao ambiente. Como, então, ser AmaZonic à distância?

Artista, realizador de cinema e investigador. A sua prática artística explora os cruzamentos de áreas como a performance, o cinema experimental e o cinema expandido, mosquitos, ficção científica, propaganda, extraterritorialidades, arquivo e a incidência com que estas temáticas acontecem na construção de narrativas contemporâneas, na política e nas desilusões da contemporaneidade.

Andrés Jurado faz parte de La Vulcanizadora, o laboratório de cinema experimental e teatro expandido, e é aluno de doutoramento em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Website: www.andresjurado.com