Residencia 2 Susana Rocha

RESIDÊNCIA ONLINE

susana rocha

01.02.21 – 15.02.21
Failing artist

Num ponto de cruzamento entre a dinâmica das redes sociais e a prática artística existe uma contraposição:  se no primeiro caso as imagens e a sua apresentação simulam uma realidade construída e filtrada ao extremo da ficção, para o segundo caso, o da prática artística, a subsistência da realidade e da força do fracasso (e sua aceitação) é a vivência imprescindível que motiva a criação.

Nesta Residência Online através do Instagram, serão apresentados vários ensaios plásticos/visuais sobre o fracasso e sobre o fracasso experimentado pelo artista, aos quais serão ocasionalmente associados breves excertos, vestígios ou pistas, da investigação que os antecedeu ou dos ecos que encontram nas práticas de outros autores.

Nascida em Braga, 1988.

Artista plástica. Fundadora e Directora Artística da DUPLEX | AIR.

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2010). Mestre em Pintura pela mesma Faculdade (2012). Mestre em Ensino de Artes Visuais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Artes Plásticas (Pintura) com a tese “Bound to Fail: O Fracasso como Paradoxo na Arte Contemporânea” (2020), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 

Investigadora Colaboradora do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes.

Exposições individuais (selecção): “Bound to Fail” (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2020), “Such an Orange Anxiety” (Espaço Cultural das Mercês – Lisboa, 2017), “Heat Stroke” (Galeria Largo das Artes – Rio de Janeiro, Brasil, 2013), “Frostbite” (Listhús Gallery – Ólafsfirð, Islândia, 2013)

Exposições colectivas recentes (selecção): “Let Us Flop” (Duplex | AIR – Lisboa, 2020), “It’s Liquid” (The Room – Veneza, Itália, 2017)

Autora de inúmeras publicações e conferências relativas ao seu domínio de estudo teórico e prático, com foco central na arte contemporânea, e com aprofundamento dos universos relativos às práticas relacionadas com o fracasso, a ansiedade, a morte, a melancolia e a ironia, como pulsões centrais à produção artística. 

Website: www.cargocollective.com/susanarocha