open call

Instagram TakeOver – Residência Artística Online

Instagram TakeOver é uma residência online lançada pelo projeto SUPERSONIC. O nosso objetivo é promover um espaço aberto à pesquisa e experimentação destinado a artistas que desejem desenvolver sua prática online. Esta residência artística virtual é dirigida qualquer artista que pretenda usar o Instagram como ferramenta artística, como espaço legítimo à mostra de obras e como plataforma de discussão, desenvolvimento de públicos e crítica de questões sociais e/ou culturais.

Os candidatos podem inscrever-se com um projeto ou área específica de pesquisa, ou propor a criação de uma obra inédita para a residência.

A SUPERSONIC oferece duas bolsas de 300 euros a cada artista e apoio durante as duas semanas de residência. Ambos os vencedores serão responsáveis ​​por criar uma presença online eficaz que possa contribuir para a participação dos públicos nas redes sociais. Os artistas não são obrigados a criar e apresentar uma obra acabada; no entanto, devem fornecer conteúdo regular para o Instagram SUPERSONIC. Por exemplo, os artistas são convidados a compartilhar seu processo criativo.

SUPERSONIC é um projeto artístico assente em atividades culturais alternativas disponibilizadas em formato digital através do nosso website e plataformas de social media. O programa cultural que propomos, ao mesmo tempo que reforça a comunidade artística em Lisboa, cria uma rede internacional mais alargada através de open calls para as atividades, para os programas de residências artísticas, entrevistas, exposições e outras atividades gratuitas tais como workshops e webinars.

Numa altura em que a distância física parece querer definir a nossa relação com o mundo, SUPERSONIC abarca os conceitos de velocidade, rapidez e presença no imediato, que vão mais além da separação com o material.

SUPERSONIC é financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, através do programa FES – Fundo de Emergência Social.


Ver regulamento